HISTÓRIA

Os mais de 35 anos da Tusca, Taça Universitária de São Carlos, marca a rivalidade entre a USP-SC e a UFSCar (Federal), fundadores do torneio esportivo que se consolidou como um dos jogos universitários mais tradicionais do Brasil.

A celebração das partidas e os encontros entre as atléticas locais e de outros estados, somada a interação da população de São Carlos, cria um ambiente de descontração e diversão, atraindo mais de 50.000 pessoas em um dia, tendo grandes atrações musicais como carros chefe nas noites de evento.

Atualmente, as universidades convidadas a fazer parte da Tusca 2015 são: LEU, Unifei, UFG e UFRRJ.

FEDERAL

A Associação existe para promover o esporte dentro da Universidade. Estima-se que a A.A.A. da UFSCar tenha iniciado suas atividades por volta de 1970, quando se encontrava na condição de uma diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Em seus primórdios contava com a ajuda de alunos e professores e tinha seus custos subsidiados pela Universidade.

Com o passar do tempo a atividade foi abandonada pelo corpo docente e perdendo o aporte financeiro dado pela Instituição. Sendo administrada exclusivamente por um grupo de alunos, a entidade perdeu força e se desestruturou, chegando a contar com apenas cinco membros.

Em 1999 a Associação sofreu uma reestruturação, em conjunto com o Departamento de Esportes e com o Curso de Educação Física da Universidade se iniciaram os trabalhos com as equipes que logo começaram a dar frutos. A entidade foi crescendo chegando a mais de cinquenta membros no início dos anos 2000. O trabalho que foi iniciado naquela época ainda tem suas marcas nos dias de hoje e a Atlética conta com um número grande de modalidades, atletas e técnicos que trabalham para sustentar o esporte na Universidade Federal de São Carlos, porém atua de forma autônoma sendo que a grande maioria das atividades esportivas desenvolvidas no campus são organizadas e financiadas pela Associação.

Atualmente a Atlética promove o treinamento de vinte e quatro equipes em dezenove modalidades, são elas: Atletismo, Basquete, Beisebol, Cheerleading, Futebol, Futsal, Handebol, Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Natação, Polo Aquático, Rugby, Softbol, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa,Vôlei, Xadrez. Embora não haja registros específicos a respeito de todas as edições da TUSCA, a AAAUFSCar foi campeã da taça por 30 vezes, contra 03 do CAASO.

CAASO

Criada em 1955, a Associação Atlética Acadêmica do Campus de São Carlos (Atlética CAASO) é um grupo pertencente ao Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO) e representa todos os atletas da faculdade USP-SC. Fundada com o intuito de organizar o esporte interno do campus, voltando-se especificamente para os alunos, a atlética CAASO firmou-se como uma das mais tradicionais atléticas do interior de São Paulo.

Hoje são oferecidas 34 modalidades esportivas, desde as mais tradicionais como Futsal e Handebol, até as pouco conhecida como Flag Footbol e Softbol. A associação também participa de torneios importantes no meio universitário, tais como, o Engenharíadas-SP, o CaipirUSP e a própria TUSCA.

A atlética CAASO adota o PORCO como símbolo. Conta, também, com colaboradores, pertencentes aos diversos cursos do campus variando de arquitetura e urbanismo até estatística e física. Estes colaboradores são os responsáveis em levar a diante a tradição, e ideologias dessa associação sem fins lucrativos. Para saber mais, contate os seus organizadores pelos contatos disponibilizados ao lado.